Estudantes

Chegou a hora de dar uma volta pela cidade e região para mostrar o seu olhar!

O Concurso Fotográfico Sentido do Olhar, quer motivar você a registrar o seu sobre seu entorno, reconhecer as paisagens e hábitos de sua rotina. É com este sentimento de despertar o pertencimento e incentivar descobertas que o Concurso Fotográfico “Sentido do Olhar” pretende buscar recortes e registros sobre o cotidiano, a cultura e a natureza de algumas cidades brasileiras. Nesta primeira edição, em 2016, o foco será lançado em direção às cidades mineiras de Passos, Alpinópolis, São João Batista do Glória e Delfinópolis. As imagens vencedoras deste concurso farão parte do livro fotográfico “O Sentido das Águas”, publicação que vem reconstruir e documentar a trajetória destas cidades.

Você pode fazer isso sozinho ou reunir seus colegas para uma expedição fotográfica em um final de semana.

Clique, envie suas fotos e cite sua instituição de ensino. Caso sua foto seja vencedora, ela fará parte de um livro e de uma exposição que circulará pelos municípios. E temos uma categoria exclusiva de premiação para vocês estudantes. Serão CINCO fotos premiados nesta categoria, e sua escola também será premiada! Lembrando que o mesmo autor pode ser premiado com mais de uma foto.

Veja como é fácil, você precisa saber de algumas coisas importantes:

Não importa seu equipamento, até celular tá valendo! Porém a resolução mínima é de 1000 px no lado menor da imagem. A maioria dos smartfones, já possuem esta resolução.

Caso você tenha uma câmera fotográfica, dê preferencia à ela, suas fotos ficarão bem melhores!

Você é responsável por todas as imagens que enviar. Ao enviar, você está nos garantindo que estas imagens foram feitas por você.

Evite o uso de filtros e edições digitais nas imagens, queremos que nos mostre a realidade da sua cidade e região.

Todas as fotos devem ser de uma das quatro cidades envolvidas no concurso: Passos, Delfinópolis, São João Batista do Glória ou Alpinópolis.

Temos três categorias:

  1. Natureza: flora, fauna, paisagens, recursos naturais, pontos turísticos;
  2. Cultura: manifestações artísticas, tradições, arquitetura, patrimônios, trajes típicos, comidas típicas, religião, hábitos, festas populares;
  3. Cotidiano: interação das pessoas em comunidade, exercício de seus ofícios, hábitos rotineiros, momentos que retratem a identidade do povo, personagens, curiosidades, peculiaridades.

Você pode enviar quantas fotos quiser, mas não deixe de nos informar detalhes sobre ela, por exemplo: a qual categoria ela pertence; em qual cidade foi tirada. Se for algum lugar específico, tipo rua histórica, igrejas, monumentos, cachoeiras, reservas naturais, cite o nome destes lugares.

Para todas estas informações criamos cadastro bem simples, no word, para você nos passar estes dados. Cada foto tem um campo de observação. É só clicar no link no final deste texto, e baixar seu formulário.

Para participar do concurso, você deve mandar um email pra gente, com suas fotos na maior resolução possível, nomeadas com a cidade da foto, titulo e autor. Anexe também neste e-mail, o formulário que você vai baixar aqui, preenchido com seus dados. No assunto do email, coloque seu nome. O email para o qual você deve enviar estas fotos é: concurso@sentidodoolhar.com.br.

O período de inscrição é até dia 30 de setembro, e o resultado será posteriormente divulgado no site.

Lembre-se de citar o nome de sua escola!

Baixar o Formulário de Estudante

Contato

Estamos prontos para ajudar

Questões sobre o Concurso Fotográfico "Sentido do Olhar".

Mande-nos um e-mail se você tiver alguma dúvida ou comentário.

Obrigado!